14 de mar. de 2011

PEÇA DE TEATRO: Coelhinho espertinho ou Coelhinho da Páscoa





De: Ressy Marie Penafort 
Em: 
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=4035&cat=Infantil&vinda=S



Início do espetáculo.3 toques
NARRADORA: Era uma vez, um Coelhinho,espertinho, bonitinho, muito bonzinho também, que adorava distribuir na Páscoa ovinhos para a criançada.E com o passar dos tempos todos passaram a chamá-lo de COELHINHO DA PÁSCOA. Com vocês : o Coelhinho - Palmas para o Coelhinho porque ele merece!

O COELHINHO ENTRA EM CENA, DIRIGI-SE A DIAGONAL À DIREITA E AGRADECE COM MAESTRIA E DIZ: Obrigado, FAZ A MESMA COISA PARA O LADO ESQUERDO E AGRADECE E VAI AO CENTRO E DIZ: MUITO OBRIGADO.

COELHINHO
Olá, Criançada! Isso, comigo! Olá!
(CANTA)
MÚSICA
EU SOU
O COELHINHO DA PÁSCOA (X2)
SOU UM COELHO BEM BRANQUINHO,
MUITO ESPERTINHO,
MUITO BONZINHO, COMO VOCÊS PODEM VER.

EU SOU
O COELHINHO DA PÁSCOA.
EU VOU PREPARAR OS MEUS OVINHOS
PRA VOCÊ, PRA VOCÊ, PRA VOCÊS
OLÁ! OLÁ! OUTRA VEZ!

SAI DE CENA. ENTRA A MENINO TWI CANTAROLANDO.LALALALALALA LALALALALALA

TWI
Nossa! Quantas crianças. Oi! Criançada! Sou TWI Chocolate Branco. Hum, está muito fraco, de novo, de novo. OI! (CONTINUA)Vocês já viram um coelhinho de verdade, verdade verdadeira. Eh, alguém pode me contar como é um coelhinho de verdade, porque eu nunca vi.(chama uma criança ao palco p/lhe dizer)
(PERGUNTA A PLATÉIA) É verdade que ele é branquinho, macio!E o que mais?Corre muito também! E o coelhinho da Páscoa vocês viram por aí? Dizem que ele é alto, magrinho e espertinho. Ele passou por aqui. Está aqui perto.Quero ser o primeira a achá-lo. Vou procurá-lo. Até mais tarde!

TWI SAI POR UM LADO E O COELHINHO.ENTRA PELO OUTRO LADO.

COELHINHO

Alô ! Criançada. Hi...pessoal!Está muito fraco, de novo.De novo.Alô (repete) Alô. Alô. Como sou o Coelhinho da Páscoa, adora cantar e entregar ovinhos.Vamos cantar comigo a minha música? Todos.”Coelhinho da Páscoa” vamos lá.

COELHINHO DA PÁSCOA -O QUE TRAZES PRA MIM, UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM...(4x)

Palmas pra criançada! Como já viram...Sou Espertinho,sou o coelhinho da páscoa mais bonitão... Vocês sabem o que eu mais gosto?Adoro cenouras e distribuir ovinhos, mas não posso agora. Preciso achar um lugar seguro para guardar os ovinhos dos gulosos e apressadinhos, que querem os ovinhos antes da Páscoa, aqueles gulosos que não sabem esperar a hora H. Vocês me ajudam a ter uma idéia! Mas antes... quero saber quem pediu ovinhos! Então, só vai ganhar ovinhos quem cantar uma outra música de coelhinho comigo batendo palmas. Vamos lá “Fiquei barrigudo”.

DE OLHOS VERMELHOS/DE PELO BRANQUINHO/DE PULO BEM ALTO/EU SOU COELHINHO/SOU MUITO ASSUSTADO/PORÉM SOU GULOSO/POR UMA CENOURA,JÁ FICO MANHOSO/EU PULO PRA FRENTE,EU PULO PRA TRÁS/DOU MIL CAMBANHOTAS/SOU FORTE DEMAIS/COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO/TÃO GRANDE ELA ERA...Fiquei Barrigudo.(x2)

Muito bom, muito bem! Vou colocar vocês na minha próxima lista p/ganhar ovinhos.Agora, preciso esconder esses ovinhos aqui.Onde vocês acham que devo guardar os ovinhos?Onde?Não, onde?Não! Ali atrás ou ali dentro?Bom, muito bom. Agora, preciso me encontrar com o Professor Chocolate, para fazer alguns acertos.Criançada, olha, ninguém pode mexer nesses ovinhos. Vocês vão tomar conta pra mim, não vão? Então ok, estou indo, até breve! UHU!(sai saltitando e cantando a música do Coelhinho)

NISSO ENTRA UMA RAPOSA SE APRESENTANDO.MÚSICA INSTRUMENTAL . RAPOSA ENTRA PELA PLATÉIA TODA CHARMOSA.

MÚSICA.
MENINAS E MENINOS OLÁ
SOU A RAPOSA ZAZÁ
SOU CHARMOSA, SOU GULOSA, SOU ARTEIRA,
APRENDIZ DE FEITICEIRA
MAS NÃO SEI ENFEITIÇAR(x2)

RAPOSA- Oi, Meninos e Meninas! Eu sou a Raposa Zazá. (Numa ponta) Prazer lindinho.(Em outra ponta) Prazer lindinha.

RAPOSA ZAZÁ
Sou arteira e aprendiz de feiticeira.

EFEITO SONOPLASTIA
RAPOSA
Abra cadabrum. Nada, estou cansada.Tento fazer magias mas como não sou boa aluna não consigo enfeitiçar. Ah, deixa mesmo isso pra lá.Quem viu?Um coelhinho metidinho por ai? Quem viu?
MÚSICA
QUEM VIU , QUEM VIU
UM COELHINHO METIDINHO POR AÍ
QUE ESCONDE OS OVINHOS (X2)
PRA COMER TODOS SOZINHO
QUEM VIU, QUEM VIU QUEM VIU

Hei!Vocês viram um coelhinho metidinho por ai ! Dizem que ele adora esconder os ovinhos, para comer tudo na Páscoa sozinho. Não é mentira, não. Vocês viram os ovinhos. Ah, estou sentindo que vocês conhecem o coelhinho. Sinto que ele já passou por aqui. Tô sentindo que, não querem me ajudar, né?(Subindo ao Palco) Mas, eu vou encontrar os ovinhos! Só me digam se está morno, quente ou frio.Tipo aquele brincadeirinha.
Abracadabracadabrum...hum,não tem nada .

EFEITO SONOPLASTIA-Música-RAPOSA SAI A PROCURA dos Ovinhos E dizendo SEM PARAR:
- Abracadabra ovinhos... Abracadabra ovinhos...E RETORNA-Uau. Achei. Vou comer tudo sozinha.Tchau Tchau (gesto ou fala no tchau tchau)

(MÚSICA EFEITO DE CONFUSÃO. CORRE PELA PLATÉIA E FOGE)

ENTRA O MENINO TWI
TWI
Nossa! Que ar de confusão, o que aconteceu por aqui?(A PLATÉIA RESPONDE) Roubaram os ovinhos! Foi. E agora? ! Quem ? A Raposa.Mas quem será esta raposa ? Será a Zazá? Aprendiz de feiticeira. Ajudem-me! Ajudem-me! É uma raposa muito gulosa.O coelhinho vai ficar triste, muito triste. Agora na páscoa, ele não vai ter os ovinhos pra distribuir a criançada...tadinho. Porque não o encontrei antes disso acontecer? Sabe, Eu estava à procura do Coelhinho porque queria ser seu ajudante. Onde poderei encontrá-lo? Já sei! Vamos cantar a música do coelhinho, quem sabe ele aparece! Vamos criançada! Cantem comigo a música do coelhinho, batendo palmas! Comigo: 1, 2, 3.Vamos lá!

MÚSICA
COELHINHO DA PÁSCOA , O QUE TRAZES PRA MIM, UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM (4 vezes)


(Twi BATE PALMAS P/ A Platéia ,agradece,diz) - Obrigado, meus amiguinhos mas nada, nada,nada do coelhinho aparecer. Bom, vou procurá-lo por ali ,mas se ele aparecer não esqueçam de dizer que tem um menino bonzinho que quer ajudá-lo(Sai de cena) ATÉ LOGO!

NISSO PASSA A RAPOSA DE UM lado a outro.

RAPOSA ZAZÁ
Uau! Fui comer todos os ovinhos e estou passando mal. Uau! (Saindo de cena-repete) Uau! Fui comer todos os ovinhos e estou passando mal...)

ENTRA O COELHINHO-COELHINHO
Alô, Criançada! O quê? Os meus ovinhos! Quem foi? Uma raposa. A raposa Zazá! Oh, não! Estou frito, arrasado! Sou um Coelhinho da Páscoa sem ovinhos de Páscoa (CHORA) O que vai ser de mim?

A TWI-(EM OFF-chama) Coelhinho,Coelhinho Espertinho! Coelhinho da Páscoa!

COELHINHO-Alguém me chama. Que vergonha! Não sou mais espertinho... Nem o Coelhão da Páscoa.Sou burrinho. Burrinho. Burrão.(choraminga)

A TWI
(entrando) Coelhinho, há quanto tempo o procuro!
Como ele é bonito! Coelhinho? Está chorando? Não chore, não! Tenho uma carta ...Uma carta do Prof. Chocolate, já soubemos de tudo que aconteceu.

COELHINHO-O que diz...

A TWI
Mamãe me ensinou a não abrir correspondências que não sejam endereçadas a mim.

COELHINHO
Deixe-me abrir...

A TWI-É toda sua Coelhinho da Páscoa.

COELHINHO- Vamos ver o que diz:
Coelho da Páscoa, essa noite tive um sonho (boceja-abre a boca) no qual você estava aos prantos (Comentário:Como ele acertou!) pelo fato de alguém muito nhoc nhoc nhoc guloso ou gulosa,ter devorado os seus ovinhos de páscoa. Psiu, silêncio.Como esse ano me distrai e fiz a mais, estou enviando (Comentário: ele está mandando) uma nova remessa ao meu querido entregante. Cuide do meu sobrinho TWI chocolate Branco (Comentário: Com muito prazer). Até mais tarde. Assinado: Prof. Chocolate.

OS DOIS -Uau!

TWI-Conseguimos!

COELHINHO
Você e seu Tio são maravilhosos! Conseguiram me deixar contente novamente.Mas Quantos ovinhos preciso? Quantas crianças tenho aqui?

TWI
O COELHINHO deseja saber qual o número de crianças que tem aqui.Quem sabe!

Coelhinho-Céus vamos contar.

OS DOIS-Então , mãos a obra... 123456789...

COELHINHO (Tagarela, soma, multiplica na platéia) Avise ao Professor Chocolate que tenho-----crianças.

TWI
Eu acho que meu tio já tinha essa previsão.

COELHINHO
E a partir de agora, você se tornará meu eterno ajudante!

TWI
Oba! Oba! Oba! Oba!

COELHINHO
Mas qual é o seu nome,mesmo!

2A TWI
Twi Chocolate Branco.

COELHINHO
Twi, nossa que lindo nome e diferente também.Sobrinho do Prof. Chocolate.Grande Menino. Preciosíssimo.

TWI
Obrigado Coelhinho.

EM OFF A RAPOSA SOLTA RISADINHAS.
COELHINHO (TRISTONHO)
Você está ouvindo. Alguém está zombando de mim
TWI
(APERTANDO-LHE A MÃO) Não se preocupe, não fique triste, as crianças adoram você, não é criançada? Deve ser a Raposa Zazá, ela é muito mais zombeira do que Feiticeira. HA HA HA HA HA pra ela. VAMOS NOS ESCONDER.(E se escondem no meio das crianças)


COELHINHO
Crianças, vamos ficar escondidos ali. Mas não contem nada a Raposa.(sai de cena com a Twi)

RAPOSA (ENTRANDO)
Quem está rindo de mim? Abracadabrum. Nada nada de novo!! Queridos, não adiante me olharem assim! (ZOMBANDO) Os ovinhos já estão aqui na minha barriga, barriguinha, barrigona! Que delícia! (SAI DIZENDO: Que delícia!)cadabrum!!

RAPOSA SAI DE CENA.
RETORNA TWI E O COELHINHO

TWI-Está vendo, Coelhinho, foi a Raposa que roubou todos os seus ovinhos! E as crianças são testemunhas,viram tudo.

COELHINHO
Puxa! Eu a achava tão charmosa, tão gentil, tão elegante, tão exuberante!

TWI-Mas, ela é mentirosa e muito gulosa! Vamos procurá-la e dar-lhe uma lição!

COELHINHO
Vamos sim! Porque o que ela fez, não se faz. Vocês vão nos ajudar a encontrá-la? Para que lado ela foi? Lá? Lá, vou eu, eu... (Ao olhar p/os lados) Zazá Cadê?

TWI-Cadê Zazá?

MÚSICA
ZAZA CADÊ? CADÊ ZAZA?
ELA FOI POR ALI
ELA FOI POR LÁ
CADÊ CADÊ ZAZÁ?

A RAPOSA ENTRA PEDINDO SILÊNCIO.Psiu!
NA PLATÉIA CANTA.

MÚSICA
DEVAGAR, DEVAGARINHO!
PESSOAL, PESSOALZINHO!
CONTINUAÇÃO MÚSICA
SEM FAZER BARULHO
COM ESSE GRANDE EMBRULHO
EU VOU ME DAR BEM
E VOCÊS TAMBÉM
SE FICAREM CALADINHOS
TODOS NO SEGREDINHO

ENQUANTO A RAPOSA PASSA DEVAGAR NAS PONTAS DOS PÉS PELO PALCO, O COELHINHO E TWI PASSAM POR TRÁS. UM PASSA PELA FRENTE E OS OUTROS POR TRÁS. ATÉ QUE ELA VAI PARA A PLATÉIA E COM A AJUDA DA CRIANÇADA ELES CONSEGUEM LEVAR A RAPOSA AO PALCO. A COLOCAM NO MEIO DO PALCO.NA CENA ELES CIRCULAM EM VOLTA DA RAPOSA.

COELHINHO-Raposa Zazá, seu coração não pode ser tão ruinzinho nunca fiz mal e muito menos a uma Raposa. Meus pais, sempre me ensinaram a ser bonzinho. A dar, porque quem dá, recebe.

OS DOIS FICAM ENVOLTA DELA COMO NUM INTERROGATÓRIO.
MÚSICA

COELHINHO- POR QUÊ?

TWI-POR QUÊ ?

OS DOIS-POR QUE ELA FEZ ISSO?

TWI-O QUE ELA FEZ, NÃO SE FAZ!
OS DOIS- SE REFAZ, SE CORRIGE C/BONS ENSINAMENTOS,C/BONS PENSAMENTOS

COELHINHO-NÃO SE DEVE PEGAR O QUE NÃO É NOSSO!

TWI-O QUE É NOSSO, É NOSSO! - O QUE NÃO É, NÃO É!

COELHINHO-É APRENDENDO A PEDIR/ sabendo emprestar

OS DOIS-Que as coisas vão mudar...

TWI
E quem come os ovinhos que não são seus, deve ser castigado e aprender que não se deve agir assim.

COELHINHO
Raposa Zazá, você não acha feio o que fez, HEIN?

RAPOSA
Estou começando a achar... Porque estou passando mal... Vou desmaiar, estou desmaiando, preciso de ar, mais ar ...Ar...crianças(FOGE)

TWI
Zazá está fugindo...

COELHO
Fujindo!!!!!!!



COELHO
COM 7 PASSOS-EU VOU TE ALCANÇAR
1 2 3 4 5 6 7-VAMOS LÁ
PEGAMOS É HORA DE SE EXPLICAR/É HORA DE SE EXPLICAR
MÚSICA RAPOSA-CHORA
MÚSICA
Me explicar,ah,deixe-me tentar,
Quando era pequena, não ganhava ovinhos,
Agora, SOU GULOSA só pra descontar!
O tempo perdido, vocês podem crer
Gostoso é chocolate - engorda e faz crescer!
Não tive um bom mestre de boas maneiras...
Sei que sou gulosa e me sinto a tal,
ADORO GULOSEIMAS e muitas besteiras.
SOU FÃ DE Chocolate e brincadeiras!

COELHINHO
Eu sabia...Eu sentia...que você não era tão má assim

TWI
Mas, é mal-educada. Isso não era motivo para...

RAPOSA
O que posso fazer para consertar o meu erro?


COELHINHO
Vamos pensar...

TWI
Vamos calcular...

OS DOIS - Pensando calculando, Calculando pensando.(3x)

COELHINHO
Pessoal, já sei! Seria um bom ensinamento se a Raposa Zazá distribuísse os ovinhos a vocês! Se ela conseguir ajudar a fazer está distribuição, ela estará curada!
COELHINHO
Aposto como ela está preocupada?

RAPOSA
arrependida, coelhinho...

COELHO
Isso, arrependida!

RAPOSA RESPONDE CANTANDO

MÚSICA
ESTOU ARREPENDIDA
NENHUM MAL QUERO MAIS CAUSAR
POSSO SER UMA RAPOSA BOA
SE TODO MUNDO COOPERAR

COELHINHO-Arrependida Mesmo.

RAPOSA
Arrependida! Eu queria pedir desculpas, por ter comido os ovinhos que pertenciam às crianças... Mas logo consertarei meu erro distribuindo com muito carinho os ovinhos pra vocês, crianças!

TWI
Vou buscar!


COELHINHO
Muito bem. E que tal...Até os ovinhos chegarem, vocês cantarem comigo... E a Raposa Zazá também. Vamos lá


RAPOSA
OBA!!

COELHINHO- 123:
MÚSICA
COELHINHO DA PÁSCOA O QUE TRAZES PRA
MIM, UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM.(03X)

TWI-Cheguei, aqui estão. E ESTÁ NA HORA PESSOAL!

UM SINO TOCA COM MÚSICA NUM CLIMA DE PÁSCOA.
RAPOSA
Está na hora de distribuir os ovinhos!(os três vão ao oficio) Vamos! Vamos distribuir um a um e cumprimentar vocês. E todos cantando bem alto.

TWI
Bem, forte.

Todos-todos cantando!!!

MÚSICA-(OS TRES DANÇAM) DE OLHOS VERMELHOS DE PELO BRANQUINHO DE PULO BEM ALTO EU SOU COELHINHO.........(CANTAR INTEIRA)
+ MÚSICA- COELHINHO DA PASCOA O QUE TRAZES PRA MIM ...(03)
ENQUANTO ROLA A SEGUNDA MÚSICA O COELHINHO E O TWI CANTA
E A RAPOSA /DISTRIBUI OS OVINHOS E TWI C/O COELHINHO E TODOS COLABORAM COM MUITA ALEGRIA. FIM 

Ilustração de Lu Farias, em: http://ciranda.blogger.com.br/2006_08_01_archive.htm

-------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário