3 de mar. de 2011

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DIVERSAS PARA A PETIZADA DE 0 A 3 ANOS!


Vamos bater um papo?
Trabalhar com a petizada de 0 a 3 anos requer atenção redobrada. As crianças dessa faixa etária tendem a colocar tudo na boca. Todo cuidado é pouco com o uso de balões, peças pequenas, algodão, fitas, cordões, jornais e revistas! Nunca as perca de vista; evite acidentes!
Nessa faixa etária, a repetição da atividade proposta se torna necessária. A cada nova repetição (a cada semana, por exemplo), você perceberá a evolução da meninada. Elas estão na melhor fase para o desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget. Por isso, mesmo que para você pareça cansativo e repetitivo, faça! Você acompanhará o progresso e verá como a criança irá, gradativamente, dominar a atividade. Nessa idade, não trabalhamos com regras ( o que deve ocorrer a partir dos 6 anos.); as crianças agirão por puro prazer, explorando o espaço e as possibilidades do material proposto.Entenda, que ao citarmos faixas etárias, estamos apenas referenciando e não estabelecendo uma regra rígda e imutável.
Um ambiente tranquilo e acolhedor é fator primordial para diminuir a agressividade e liberar a energia natural da petizada até 3 anos de idade. Como, ainda, não consegue expressar com palavras o que a frustra, irrita ou deseja; lança mão de atitudes, às vezes, agressivas ou descontroladas. Grita, chora, morde, dá tapas, empurrões, puxa cabelos... Mostrar que existem outros caminhos para alcançar o que querem, é função do professor ou responsável.
Cabe ressaltar, que o ambiente é composto pelo espaço físico somado, principalmente, às atitudes das pessoas que nele circulam. Já vi muita gente pedir calma, gritando! Claro, que não funcionou! A criança segue, quase sempre, os seus passos!

Bom, mas o objetivo desse post não é teórico! Basta, por ora, salientar que brincar é uma ótima oportunidade de aprendizagem! 
Vamos ao que interessa, vamos às brincadeiras!


ATIVIDADES PARA A PETIZADA DE 0 A 3 ANOS:

* Chamadinha ou Cartões de identidade:

Para os pequeninos (de 0 a 3 anos), a chamadinha ideal é aquela que possui apenas a foto da criança; não o nome, segundo o método montessoriano.
Cole a foto em um quadrado de cartolina ou papel-cartão proporcional à foto e prenda a um palito de sorvete (do tipo que prende o picolé.), por exemplo.
Há diversas maneiras de se trabalhar esse material.

A professora, com a turma sentada  em círculo, pega um por um os cartões, mostra para a turma que deve reconhecer a criança da foto. A professora fala o nome da criança, de modo claro. Essa criança se levanta e coloca o cartão no local pré-determinado. No caso da foto presa a um palito de sorvete, pode ser colocado numa caixinha ou vaso com areia. Se optar, por não usar os palitos, pode-se fazer uso de uma sapateira transparente ou um quadro para a chamadinha feito em EVA ou papelão. 

Outro modo de fazer  chamadinha, que as crianças gostam muito, é assim: a turma sentada em círculo, e no centro desse círculo, a professora coloca todos os cartões com as fotos viradas para baixo. Um aluno por vez, retira um cartão, diz a quem se refere e entrega ao amiguinho citado para que este o coloque no local apropriado.

Pode-se, ainda, pedir que cada aluno por vez, se reconheça nos cartões, mostre para a turma e coloque no lugar.
Quando a criança for maior, os cartões devem conter primeiramente a  foto com o primeiro nome (ou nome composto); e depois, foto, nome e sobrenome.
Nessa etapa, podemos fazer uma variação na chamadina, relacionando, o cartão da criança a outro com, por exemplo, uma foto ou desenho de seu brinquedo favorito, de seu animal de estimação, da sua família...


* Cadê? Achou! (a partir de 1 ano e meio)

Para trabalhar a ausência, essa atividade é proposta  para o período de adaptação. Eu nunca usei, mas achei bem interessante! Experimente e nos conte o resultado, combinado?
Pendure firmemente bambolês, com faixas de tules de diversas cores presas a eles, no teto da sala de aula. Note que o comprimento das faixas de tule deve ser o mesmo da altura da sala; as faixas devem chegar até o chão. As crianças serão estimuladas a se esconder atrás delas, entre elas, cobrir apenas partes do corpo, esconder os colegas... Espera-se com isso, levar à criança a perceber que a ausência do outro é temporária.


* Luva com sininhos ou guizos:

 Costure em cada dedo de uma luva de malha ou lã, sininhos ou guizos. Se quiser enfeite com carinhas pintadas ou bordadas e coloque lã imitando cabelinho, também. Use está luva para saudar à petizada e prender sua atenção. 


* Espaço de exploração:

Crie espaços que possam ser explorados, de modo seguro, pela criançada. túneis feitos com caixa de papelão, locais com bolas de tamanhos diversos... De início, deixe a criança experimentar o ambiente e objetos da maneira que quiser; depois, sugira novas formas de conhecer o espaço: engatinhar ou se arrastar dentro do túnel, rolar as bolas, jogá-las, chutá-las...


*Música dos nomes: (a partir dos 4 meses)

Cante para as crianças músicas onde possa incluir o nome delas ("A canoa virou", "Ciranda, cirandinha", "Fui no Tororó"). Essa atividade reforça o vínculo aluno / professor e auxilia a reforçar a noção de identidade. Forme uma roa e asim que  a criança ouvir  seu nome deverá entrar no centro da roda (ou virar de costas).


* Cartinha para mamãe / papai: (a partir dos 2 anos)

Distribua folhas e lápis de cera para as crianças. Peça que faça uma cartinha para os pais. Quando terminarem, pergunte o que gostaria de dizer ao destinatário e anote tudo. Se ela quiser entregar a  cartinha coloque em um envelope, enderece e dê a ela para qu entregue quando chegar em casa. Essa atividade é importante porque aproxima a família da escola, principalmente, na adaptação. Afinal, ela não ocorre só para os pequenos, mas para a família toda.


* Brincando de bonecas(os): (de 1 a 3 anos)

Essa brincadeira é para meninas e meninos e objetiva desenvolver a afetividade, o relacionamento inter-pessoal, através do faz-de-conta.
Disponibilize nesse cantinho: bonecas (os), roupinhas, mamadeiras, chupetas, carrinhos de bonecas, retalhos de tecidos... Proponha que cada um pegue uma boneca (o) e trate como a um (a) filho (a); dando banho, trocando às roupinhas, ninando... Muitas vezes, as crianças reproduzem através dessa atividade a maneira como são tratadas em casa. Observe. 


*  Colheita: (3 anos)

Essa brincadeira integra o grupo e desenvolve o trabalho em conjunto. Recorte em cartolina uma árvore com galhos. Faça frutinhas de cores coloridas e cole na árvore. Construa um dado com as faces nas cores correspondentes às frutinhas. Peça que cada criança jogue o dado, reconheça a cor da fruta e retire-a da árvore.
O inverso, também, pode ser feito. Jogam os dados e colocam a fruta da cor sorteada na árvore.

VARIAÇÃO: Pode-se usar passarinhos colorido, no lugar das frutinhas.


* Chuvinha de papel picado: (de 8 meses a 3 anos) 


Entregue à petizada jornais e revistas para que piquem as folhas em pedacinhos. Peça que coloquem tudo no centro da roda e depois de tudo reunido, lancem para o alto, numa chuva de papéis picados. Essa atividade trabalha a coordenação, relaxa e estimula de forma lúdica a interação entre as crianças e entre elas e o professor. Elas irão adorar, eu garanto!
No final, esses papeizinhos devem ser recolhidos  e reaproveitados em atividades de colagens, modelagens ou descartado adequadamente. 
Importante! Não deixe o ambiente sujo! Ensine aos seus alunos que eles são os principais responsáveis pela manutenção da limpeza e da ordem da sala de aula.


* Pintura com sagu colorido: (de 1 a 2 anos)

Estique na sala um papel, não muito fino,  bem comprido (papel pardo, cartolinas emendadas...), como se fosse uma passadeira. Passe nos pezinhos das crianças que já andam sagu de morango ou uva.Estimule-as a andar com os pezinhos pintados sobre o papel. Dixe-as live para andar uma de cada vez, da maneira que quiserem. Observe que cada pegada terá uma intensidade dierente, já que a tinta vai se desgastando a medida que caminharem.


* Amasse e desamasse papéis:

Dê à criança folhas de papéis para que amassem. Depois, peça que desamassem a mesma. Deixe que repitam a operação quantas vezes quiserem. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da capacidade motora fina e da perceção. 

DICA: Essa atividade deve ser repetida em diferentes dias (não dias seguidos) com papéis de texturas diversas: jornal, kraft, revista, crepom, celofane, manteiga... Chame a atenção da petizada para a textura e os sons diferentes que os papéis sendo amassados produzem.



* Reconhecendo o próprio corpo: (3 anos)

A criança deita sobre uma folha de papel kraft e a professora deenha com uma canetinha hidrográfica o contorno do corpo. Escreva o nome da criança no verso da folha e entegue a ela para que possa, com lápis de cera, completar o desenho colocando: olhos, boca. nariz, orelha, joelho, unhas... Incentive a observação do próprio corpo.



* Cantinho da leitura: (a partir dos 9 meses)

A petizada deve manusear livros desde a mais tenra idade. Isso colabora com a aprendiagem da leitura. O ato de ouvir história, também, desenvolve essa habilidade, formando novos leitores.
Organize em sala um espaço, um cantinho da leitura. faça com que esse espaço seja convidativo. Deixe nesse cantinho, para que seja explorado livremente, livros resistentes adequados à faixa etária, fantoches, bonecas de pano, álbuns de imagens (Pode-se construir com as crianças diversos álbuns: de brinquedos, de animais, de cores, de partes do corpo, de frutas..) Se algum rasgar, conserte-o. É importante que a criança perceba o cuidado com os livros. Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado. Não se preocupe com quantidade, variedade de livros, pois as crianças dessa idade gostam de ouvir repetidamente as mesmas histórias.
Não espere que as crianças fiquem sentadas, como as maiores. Deixe-as à vontade.


Amanhã, tem mais!
Bjins, petizada!
 


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