22 de fev. de 2011

PINTANDO O SETE! ... E DESENHANDO TAMBÉM!

Criança adora pintar, não é mesmo?
Reuni nesse post várias técnicas de pintura e de desenho para desenvolvermos com a Petizada! Vamos lá?


Dica: Peça aos responsaveis que enviem uma camiseta de adulto, que possa ficar suja de tinta, para ser usada pela Petizada. Protege muito mais a roupa da criançada do que os aventais! Criança tem por hábito limpar as mãos sujas de tinta, por dentro dos aventais, diretamente na roupinha; a camiseta dificulta essa ação! Experimente!


* DESENHO COM FUNDO PRETO:

Material:

- lápis de cera;
- folha de papel sulfite tamanho A4 ou ofício;
- guache preto aguado.

Recomende a petizada que faça o desenho usando lápis de cera, com bastante força (Use um colorido bem vivo!). Depois de pronto, cubra tudo com uma aguada de guache preto (um guache mais ralo, onde acrescentou-se um pouco de água). Deixe secar.


* ANILINA COM NANQUIM:

Material:

- folha de papel sulfite tamanho A4 ou ofício;
- anilina;
- nanquim.

A criança deve espalhar anilina sobre a folha de papel ofício. Após secar, desenhar livremente com nanquim sobre a anilina.


* DESENHO COM LÁPIS CERA SOB ANILINA:

Material:

- lápis ou bastões de cera;
- papel sulfite tamanho A4 ou ofício;
- anilina.
  
Incentive às crianças  a desenhar livremente com lápis de cera ou bastão. Quando o desenho com o lápis estiver pronto, cubra toda superfície com uma trincha molhada em uma aguada de anilina. Opte por fazê-lo em uma cor única ou em faixa de cores variadas.            


* DESENHO SOBRE LIXA:

Material:

- bastão ou giz de cera molhado no leite
- lixa 100 para madeira.

Sugira que desenhem livremente sobre a lixa, cobrindo toda a superfície.Se quiser realçar o desenho, contorne-o com giz de cera preto.
Observação: Essa técnica deve ser aplicada com cautela por crianças hiperativas ou agitadas, pois o atrito do giz com a lixa pode excitá-las ainda mais.

* DESENHO COM LÁPIS DE CERA EM PAPEL SOBRE A LIXA:

Material:

- papel sulfite branco ou colorido tamanho A4 ou ofício ;
- lixa nº 100;
- bastão de cera

Para melhor fixação, prenda para a Petizada, com um clipe, a folha de papel na lixa. Peça que desenhem sobre o papel. A superfície rugosa da lixa produzirá um resultado especial ao desenho.
         
               
* RASPAS DE GIZ DE CERA:

Material:

- giz de cera;
- raspas de giz de cera;
- papel sulfite tamanho A4 ou ofício;
- ferro de passar morno (Cuidado!)

Distribua folhas de papel ofício e giz de cera. Após a Petizada desenhar, dobramos as folhas de ofício ao meio e espalhamos raspas de giz de cera no interior do papel dobrado. Passamos o ferro quente por cima. A medida que aquece o papel, o giz de cera vai derretendo, proporcionando às crianças um novo desenho.


* DESENHO BRANCO:

Material:

- vela ou bastão de cera branco;
- papel sulfite branco tamanho A4 ou ofício;
- anilina aguada em cores fortes.

Desenhe livremente sobre o papel com a vela ou o bastão de cera branco. Cubra toda superfície, após terminar, com uma aguada de anilina, numa cor única ou em faixas de cores variadas. Essa técnica é ótima para desenvolver a atenção da criança.


* DESENHO COM TERRA E COLA:

Precisamos de diferentes tonalidades de terra para essa técnica (Devemos pedir que as crianças participem, trazendo, também, pequenas quantidades de terra de vasos ou jardins de casa.) Distribuímos a terra por copinhos descartáveis ou garrafas pets cortadas e misturamos com cola, até obter uma textura cremosa (próxima a do guache). Se preciso, acrescente um pouquinho de água. Deixe que a criançada pinte o papel com o auxílio de um pincel usando essa tinta. Sinalize para as diferentes tonalidades de cores conseguidas a partir das diferentes amostras de terra.


* DESENHO COM TINTA ATÓXICA FEITA DE MAIZENA OU POLVILHO:

Faça um mingau ralo de maizena ou polvilho e acrescente gotas de anilina comestível na cor desejada.

Peça a meninada para que pinte em folha sulfite com essa mistura, usando os dedos.


* PINTURA COM USO DE ESPUMA / ESPONJA:

Material:

- papel sulfite ou canson tamanho A4 ou ofício.
- pequeno pedaço de espuma ou esponja.
- tinta guache.
   
Mostre as diversas possibilidades no uso desse material. Obtemos resultados diferentes se usamos a espuma em delicadas batidinha com tinta ou arrastando-a com  quantidades variadas de tinta. Experimente!


Amanhã, tem muito mais, Petizada! 
Bjins, na pontinha do nariz!

Até!




Nenhum comentário:

Postar um comentário